A Impressora Samsung




A Hi Tech Computadores, empresa atuante no segmento de informática, se destaca no setor por comercializar produtos dos melhores e mais conceituados fabricantes de equipamentos de informática, dentre este podemos citar a Samsung. No dia 10 de janeiro de 2007, um desafio foi lançado para o departamento de marketing, a empresa comprou equivocadamente 150 impressora da marca Samsung modelo SCX 4200 que estava preste a sair do mercado para dar espaço ao novo modelo do fabricante. Cabe ressaltar que a verba disponível era pouca. Na época o diretor de marketing, Luciano Milanez, deu esta missão nas minhas mãos, então, a partir deste momento começa a operação “bota fora samsung”. E para solucionar o problema elaborei um plano estratégico de marketing levando em consideração os quatro P’s do composto mercadológico: Produto, Preço, Praça e Promoção.
Produto - Foi realizada a busca de informações sobre o produto junto ao fabricante.Preço - Reduziu-se à margem mínima de custo para gerar um preço promocional que permitiu a competitividade com a concorrência.Praça (Ponto de venda) - Expor o produto aos olhos do consumidor permitindo que o mesmo pudesse experimentar a impressora foi a melhor maneira de conquistar a decisão de compra do cliente.Promoção - Realização de uma Campanha Publicitária com base nas informações do produto e ênfase no preço promocional, além do planejamento de mídia para atingir o público-alvo do produto em questão. Veja a seguir:
O jornal é um meio de comunicação diário de urgência, quer vender para “ontem” anuncie no jornal. Portanto, escolhi anunciar em dois jornais locais, A Tribuna e A Gazeta, no caderno de informática por ser destinado ao público da empresa e nos classificados aos domingos por ser o dia da semana de maior índice de vendas.

Optei, também, pela Internet por ser um meio de comunicação interativo que entra sutilmente na casa do consumidor sem ser convidado. Como a Hi Tech tem um site de e-commerce (comércio virtual), foi desenvolvido o fullbanner (Clique para visualizar a peça http://www.lorianeferreira.byethost13.com/2-1.htm) na página inicial, além da criação de mala direta enviado via e-mail para mais de 80 mil clientes físicos e jurídicos cadastrados no banco de dados da empresa.
Porém, não bastava todos estes investimentos se a equipe de vendas não estivesse à par da campanha e principalmente motivada. Por isso fiz uma apresentação da campanha através do correio interno da empresa e para motivar a equipe implantei, junto a diretoria, o SPIFF, ou seja, para cada impressora vendida o vendedor ganhava um bônus e o que vendesse mais no mês ganhava um super-bônus.
O resultado foi incrível, vendemos 150 impressora em um mês e podemos observar que foi imprescindível a utilização dos veículos, mas o fundamental para o sucesso foi o relacionamento motivacional com os vendedores e todo à empresa.

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